O Instituto de Estudos Medievais (IEM) é uma unidade de investigação universitária, da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa (FCSH/NOVA), financiada pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia, e avaliado com Muito Bom na última avaliação (2014).
Beneficiando de uma herança prestigiada, associada sobretudo aos seus fundadores – José Mattoso e Luís Krus –, revela ainda uma forte identidade própria, pois é a única unidade de investigação em Portugal exclusivamente dedicada aos estudos medievais, numa perspetiva interdisciplinar.
O IEM reúne investigadores provenientes das áreas científicas da Arquivística Histórica, História, História da Arte, Arqueologia, Estudos Literários e Musicologia.
Existe com o intento de promover a investigação de excelência, o de estimular o contato e colaboração entre investigadores, de forma a criar sinergias e redes de colaboração em que o trabalho produzido possa contribuir para abordagens inovadoras, comparatistas e multidisciplinares.