História(s) de uma Casa e de um arquivo: Os Viscondes de Vila Nova de Cerveira, da ascensão à consolidação institucional (séculos XIV-XVII)

Doutoramento em Arquivística Histórica, em cotutela com a École nationale des chartes (Paris, França), em concretização por Filipa Lopes

Apresentação

O presente projeto de doutoramento tem como principal objetivo a reconstituição da história social e institucional das famílias que produziram o arquivo dos Viscondes de Vila Nova de Cerveira, desde o século XIV até à consolidação da Casa titular, no século XVII, partindo do estudo aprofundado do arquivo familiar, mais precisamente da produção informacional e da sua transformação em documentos e em arquivo(s) ao longo deste período. Neste contexto, os documentos transformados em arquivo são entendidos como fatores essenciais para a sobrevivência, funcionamento e solidificação das famílias nobres, para a construção da sua memória, identidade e poder nas sociedades pré-modernas.

Este arquivo de família, que contém cerca de 4100 documentos, produzidos, recebidos e preservados entre finais do século XIII e o século XIX, será simultaneamente um objeto de estudo e uma fonte problematizante que terá neste projeto um excelente laboratório para ser analisado sob uma nova perspetiva que muito vai beber ao tournant documentaire, ao archival turn, à história documental das instituições e, consequentemente, à recente confluência de teorias e metodologias da História e da Arquivística no estudo de arquivos (que tem sido designada como “História social dos arquivos e da informação” ou “Arquivística Histórica”). Assim, questionando-se o fabrico de um arquivo que resultou de complexas construções sociais, culturais e políticas, procurar-se-á fabricar, questionando-a, a própria História, neste caso, a história da estruturação e da organização social, institucional e administrativa de vários grupos familiares nobiliárquicos que pertenceram ou se uniram à Casa dos Viscondes de Vila Nova de Cerveira. Proceder-se-á ainda à reorganização da catalogação existente deste acervo feita pelo Arquivo

Nacional da Torre do Tombo durante o tempo em que esteve aí depositado (entre 2000 e 2011), agora de acordo com a organicidade da família/Casa produtoras, e em função de um estudo histórico aprofundado. Disponibilizar-se-ão estes resultados em livre acesso através do softwareAtoM.

Trata-se de um arquivo privado que está na posse de um dos descendentes dos Viscondes de Vila Nova de Cerveira e Marqueses de Ponte de Lima.

Esta investigação de doutoramento está a ser financiada através de uma bolsa de doutoramento individual da Fundação para a Ciência e a Tecnologia com a seguinte referência: SFRH/BD/114873/2016.

Mais informações

Janeiro de 2018.