El fondo Conde de Siete Fuentes: la construcción de la memoria de linaje y la identidad aristocrática en el mundo atlántico a través de un archivo de familia (siglos XVI-XX)

Doutoramento em História Moderna e Arquivística Histórica, em cotutela com a Universidade de La Laguna (Ilhas Canárias, Espanha), de Judit Gutiérrez de Armas

Resumo

Esta tese de doutoramento analisa o chamado “Fondo Conde de Siete Fuentes” (FCSF) como objeto problematizante e como objeto de estudo em si mesmo. De acordo com os postulados teóricos da Arquivística Histórica, propõe-se uma análise da polifacetada função social do arquivo, atendendo ao seu papel na defesa do património e explorando as práticas de distinção social e de legitimação do domínio face à sociedade e face à própria família. Com este objetivo, propõe-se uma combinação de metodologias qualitativas e quantitativas através da análise das antigas formas de organização dos arquivos e da aplicação da genealogia do documento. Com base num estudo aprofundado da história da instituição produtora do arquivo e da história custodial do mesmo, o FCSF é analisado a partir dos dois grandes arquivos que integra (Salazar de Frías e Condes de Siete Fuentes). Assim, tem-se em conta os processos de formação, destruição e reconstrução dos arquivos, as suas relações com outros arquivos contemporâneos, a sua projeção e a sua relação com as mudanças na “arquivalidade”. Estas leituras mostram que a evolução dos arquivos está relacionada com episódios de conflito, sejam eles externos ou internos à própria família. Foi precisamente a defesa do património em reação às reformas borbónicas que levou a que todos os arquivos familiares contidos no FCSF fossem reorganizados e reconstruídos no final do século XVIII, após a criação das contadorias de hipotecas, adquirindo a arquitetura que a maioria deles ainda hoje possui. Finalmente, o arquivo de família implica também uma justificação de domínio a nível interno dado que o seu carácter sociogenético contribui para a construção da identidade familiar e para o reforço das práticas de culto à linhagem e de obediência ao pater familias.

Os últimos dois anos desta investigação de doutoramento foram financiados através de uma bolsa de doutoramento individual da Fundação para a Ciência e a Tecnologia com a seguinte referência: SFRH/BD/129585/2017.

Esta tese ganhou o Prémio Extraordinário de Doutoramento da Universidad de La Laguna.

Referência bibliográfica:

GUTIÉRREZ DE ARMAS, Judit – El fondo ‘Conde de Siete Fuentes’: la construcción de la memoria de linaje y la identidad aristocrática a través de un archivo de familia (siglos XVI-XX). Tese de doutoramento. Universidad de La Laguna, FCSH-Universidade Nova de Lisboa, 2019.