Compreender o Arquivo
Curso livre
Resumo
Este curso teve como objetivo compreender o arquivo (entendido como instituição e como conjunto documental) a partir da Arquivística, assim como da História e das Ciências Sociais. Num primeiro plano pretendeu-se explorar diversas questões ligadas às funções, práticas e métodos do trabalho arquivístico. Num segundo, abordaram-se problemáticas que emergiram recentemente da História dos arquivos e da informação e que vieram alterar a relação da Arquivística, da História e das Ciências Sociais com os arquivos.
Em termos de público-alvo, este curso teve como destinatários principais: os alunos de licenciatura (História e não só), de modo a despertá-los para este campo de estudo e de profissionalização, que a Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa tem vindo a assegurar; e os estudantes de mestrado e doutoramento que desejavam colmatar lacunas na área. Destinou-se ainda ao público em geral e a proprietários ou responsáveis por pequenos e médios arquivos, que têm dificuldade em encontrar formação deste tipo.
A ação dividiu-se em dois módulos. O primeiro módulo – Compreender o arquivo a partir da Arquivística– teve uma componente maioritariamente técnica, ligada ao trabalho arquivístico. O segundo módulo – Compreender o arquivo a partir da História e das Ciências Sociais – teve uma componente maioritariamente teórica, ligada a problemáticas relacionadas com a história dos arquivos e da informação.
Mais informações
21 de março a 4 de maio de 2017, Lisboa, Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa