Arquivos de família em Goa
Painel coordenado no congresso internacional “Goa: passado e presente”
Resumo
O painel “Arquivos de Família em Goa” foi coordenado por Lurdes Rosa (FCSH, IEM) e contou com a participação de Inês Correia (IEM, DGARQ), Luís Cabral de Oliveira (FD-UNL, ESTG-IPL) e Pedro do Carmo (engenheiro de produção, investigador de temas históricos e genealógicos).
Teve como objetivo equacionar, para este tipo de espólio documental, um conjunto de questões relativas tanto à sua salvaguarda patrimonial e preservação material, como à sua disponibilização arquivística e à utilização para a escrita da História e continuidade da memória.
A proposta teve origem num trabalho mais vasto de reflexão sobre os arquivos de família na História de Portugal, desenvolvido no âmbito de unidades de investigação da FCSH (IEM e CHAM), no qual se pensou num primeiro momento incluir os arquivos de família dos antigos territórios portugueses. Não tendo tal sido possível desde o início, este congresso surgiu como uma boa oportunidade para o fazer, reunindo um conjunto de oradores de diversos quadrantes da investigação, numa tentativa de enriquecer a reflexão produzida.
Mais informações
27 de outubro de 2011, Lisboa, Universidade Católica Portuguesa